Clínica de Dermatologia - Dra Tati Rosatelli

• Câncer de pele


O câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, porém, quando detectado precocemente ele apresenta altos percentuais de cura. Os tipos mais comuns são: Carcinoma Basocelular, Carcinoma Espinocelular e Melanoma e para cada um existe um tratamento específico (cirúrgico, medicamentoso ou com terapia fotodinâmica) que é diagnosticado pela dermatologista.

Está relacionado diretamente à exposição dos raios Ultravioletas e atinge pessoas de pele, cabelo e olhos claros. Tem crescimento lento, se manifesta em áreas expostas ao sol como face, braços, colo e mãos e, frequentemente, é indolor. Aparece por meio de nódulos e feridas que não cicatrizam.

Vale lembrar que aradiação ultravioleta é a principal responsável pelo seu desenvolvimento, portanto a primeira providência que se deve tomar para evitar o câncer de pele é se proteger dos raios solares através do uso de roupas e/ou filtros solares adequados e não se expor ao sol das 10 às 15 horas, pois é nesse período que se formam os raios UVB que provocam os efeitos mais nocivos contra a pele. Além disso, a exposição excessiva e prolongada ao sol contribui não só para o risco no desenvolvimento do câncer como também no envelhecimento precoce da pele.

Câncer de pele



Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados à Clínica de Dermatologia - Dra Tati Rosatelli. Desenvolvido por: TECLABS